domingo, 18 de setembro de 2011

Budapest

Goedemorgen allemaal! Depois de visitar Cracóvia, peguei um trem noturno e fui direto para Budapest! No trem, foi bem legal...Entre meus "cabin mates" conheci um americano que estava fazendo um mochilao e uma Hungara que estava morando na Polonia aprendendo Polones (a menina falava Hungaro, ingles, polones e russo = respeito por ela)! Dai tambem tava la um amigo dela que tinha ido visitar... os dois super legais e ficamos conversando no corredor ate altas horas... Dai quando fomos finalmente dormir descobrimos que o TAAAAL americano que era bem legal roncava demais!! Entao tivemos a brilhante ideia de colocar o cobertor na cara/boca dele pra abafar o som e a hungara foi.... quando ela colocou o cobertor na cara dele... Ele nao acordou? Dai ela explicou que a gente so estava tentando dormir e eu me segurando pra nao morrer de rir... Coisas de trem noturno. (hint para trem noturno Irun-coimbra que sera mencionado mais futuramente). Anyway, chegando la a menina me ajudou a comprar tickets pro transport e me deu umas direcoes pro hostel. Chegando no hostel conheci o dono que estava me explicando tudo... mas o cara era demais! Muito legal MESMO!!! E o hostel cheio de ideias loucas e engracadas... Adorei o lugar! Ele me disse que eu estava atrasada para um dos free walking tours mas que eu poderia pegar um mais tarde (ah nao disse que cheguei la super cedo, ne?), entao enquanto esperava decidi ir fazer meu proprio "tour" antes do tour de verdade.... Budapest e uma cidade linda, bem bonita mesmo, mas como e no leste europeu, bem, voce tem que andar atento aos seus bolsos e as malandragens, sabe?? Entao fikdik! Quando cheguei no local marcado, de cara, conheci um brasileiro!! Parece que atrai ne? Brincadeira! Mas entao, ele era la do sul e de descendencia alema, estava morando na alemanha acho que por 1 ano e resolveu fazer um mochilao ... Enfim, gente boa! Depois durante o tour conhecemos mais brasileiros que estavam de ferias por la... O tour foi otimo e ouvi coisas sore a hungria que nunca tinha escutado tipo: Sabia que o idioma que eles falam em "Star Wars" e hungaro de tras-pra-frente??? Ou que eles nao tem ordem certa pra nada na frase e podem usar as palavras, verbos e tudo mais em qq ordem que desejarem e a outra pessoa que se ferre pra entender?? Pois e, deve ser bem dificil pra quem ta estudando! Tambem falaram bastante sobre a parte da historia e, resumindo, foram invadidos constantemente e quando quanseguiam se libertar de um, vinha outro pra tomar.... Não deve ter sido nada legal! Porem, nao sou expert em historia hungara e estou aqui somente para descrever minha experiencia no local :P *Para quem nao sabe a cidade e dividida em duas partes: BUDA e PEST. (Pra quem ainda nao sacou, e dai que vem o nome: BUDAPEST). Em pest tem mais baladas e tudo mais, enquanto em buda e mais "residencial", se me lembro corretamente, mas e muito bonita a vista la de cima... E ELES TEM UM CASTELINHO! hahahah Sim, um castelinho que parece com o da cinderela... Enfim, e legal por la tambem! No caminho de volta para Pest (aonde eu estava ficando) me deparei com um SHOPPING bem grande! Pois e, esqueci de comentar que no leste europeu eles tem esses "shoppings" igual aqui no Brasil... Enquanto no Oeste, não muito! Ja, de volta no hostel, fiz amizade com uma californiana bem legal e resolvemos sair a noite para tomar uns bons drinks. O que acabamos fazendo mesmo foi ir num bar (com cara de padaria/lanchonete) e tomar uma Palinka por la. Pra quem nao sabe esse drink, que voce toma como shot, e tipico da Hungria e e beeeeem forte. Disseram ate que pra meninas eles colocam mel no fundo para ficar mais suave. Mas como deram pra gente puro a gente foi tomar assim.... que erro. Foi beeeem forte e eu nao consegui terminar o shot de uma vez (o copinho ate que era grande, dai tinha mais que o normal, ok?? hhaha) mas cara, so indo la para experimentar!! Se voce for na Hungria coloque esse na lista e o vinho tambem, o vinho hungaro e bem gostoso, so nao e muito conhecido por falta de marketing. No outro dia sai com a americana e fomos dar umas voltas pelo centro e tudo mais, no final fui num "mercado" que era beeeeeeeeeeeeeem grande e super legal com bastante coisas tipicas... o problema era que era meio carinho (pelo menos as coisas que eu gostava. DROGA :/) E a tardinha o plano era da gente ir nas thermo baths, que sao aquelas tipo piscinas de aguas quentes que sao super famosas de budapest... o negoco e que nos falaram que podia entrar ate as 19 hr e ficava aberto ate as 22h. Mas como eu sou uma pessoa que por pobreza, deixa sempre as coisas mais legal/demoradas e caras pro ultimo dia e sorte sempre que chego, acabou de fechar.... O que teria acontecido dessa vez? Pois e, tinha acabado de fechar. Ninguem merece ne?? mas ok,a vida continua... fui comer uma torta pra passar a tristeza. hehehe Depois, fui dormir cedo porque as 5 da manha iria pegar outro trem ... dessa vez pra PRAGA. :) 2 fatos. NUMERO 1: Na estacao,antes de pegar o trem, eu queria comprar um suco e um biscoito para ir comendo ja que no trem e tudo MUITO caro... Tinha um lugar "aberto". Nao podia entrar mas do lado de fora tinha um freezer e tb uma estantezinha som uns biscoitos e uma mulher fazendo cachorro quente. ESPEREI para me atenderem e nada. O que uma pessoa faz nessa situacao?? Pega o que quer e da o dinheiro para a mulher.... Fiz isso e entao? A mulher nem OLHOU pra minha cara! E, eu querendo dar o dinheiro pra ela ... Ela nem olhando pra mim. MANO COMO ASSIM??? EU QUERO TE DAR DINHEIRO, ALO? esperei uns 10 minutos segurando as coisas e o dinheiro.... e a fdp nada. dai uns hungaros com cara de turcos bedados fizeram merda la ... e falaram q fui eu. NAO FALO HUNGARO MAS NAO SOU IDIOTA. ate pq o mongol apontou pra mim... Eu so olhei com uma cara de : "FDP, voce nao sabe da onde eu sou. vou jogar uma bomba na sua casa" pra ele... Dai a mulher me ignorou mais ainda pq ficou puta.... Cara como assim? povo super grossoo... A minha vontade foi de falar pra ela : "por isso que voce vai ficar pobre assim pra sempre, tem que aprender a tratar bem as pessoas... " Mas ok. Nao quis fazer barraco... Numero 2: Fui perguntar para um cara com uniforme de que trabalhava com os trens, se o trem que tava la era indo pra praga msm e qual parte do vagao que ia (Alguns trens tem vagoes especificos indo para lugares diferentes, ok? sempre preste atencao!)... dai o cara me levou pra uma parte LAAAAA no final, VAZIA.... E falou q eu podia ficar la pq nao tinha reserva la... Eu morrendo de medo ja.. dai o cara vira e coloca minha mala la em cima manda eu sentar e fala: ah entao vc tem algum trocado pra um cafezinho?? Claro que eu dei ne. Antes isso do que ele levar minha carteira (riodejaneirofeelings)... Bom, depois isso foi geen probleem ate praga... E sobre praga eu falo da proxima vez! Uma coisinha que esqueci de falar sobre a Polonia e: As plataformas dos trens sao loucas, uma bagunca...Entao cuidado se voce for pegar trem la :) Beijoos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário