sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Krakow! (Polonia)

Ola gente! Voltando para minha viagem de Maio, a promixa parada e Krakow (ou em potugues Cracóvia), na Polônia. Acordei bem cedo em Berlim e fui pegar o Expresso Berlim- Varsóvia para depois trocar de trem e chegar em Cracóvia. Podia ser Maio, quase verao, pelo menos era o que eu esperava depois de tanto frio, mas no meio do caminho tinha neve! Pois e, bastante neve ate! Foi ai que eu pensei: E agora? Para voces terem noção eu estava levando vestidos e rasteirinhas na minha mala! Sorte que tambem um casaco bem quente... Chegando em Krakow descobri que nao tem muita gente falando ingles na Polônia, descobri que a internet "gratis"do hostel não funcionava e que havia nevado ha 2 dias atras! Acabei ficando em Cracovia so por 2 dias (Muita gente acha que se deve ficar por bastante tempo em cada lugar quando se viaja porque ai voce pode realmente "sentir" a cidade, ja me falaram isso muitas vezes, mas quando voce e au pair e nao tem tanto tempo off, voce quer mesmo e conehcer o maximo que puder quando tem ferias!), vodo que eu me arrependo mesmo durante minha passagem por Cracovia e de nao ter ido ver o campo de concentração, mas prometo me redimir comigo mesma e voltar la um dia, especialmente para isso! A "viagem" ate la e um pouquinho longa e se voce compra um daqueles pacotes com ida, onibus e tudo incluso, ou mesmo que va sozinha demora... e se eu fosse, iria perder meu trem para Budapest no outro dia a noite... Entao nao rolou :/ Mas se voce pensa que eu so fui para festas e boates, engano de voces! Acordei relativamente no segundo dia e fui fazer um FREE WALKING TOUR. [Para quem não conhece esses free walking tours eles são assim: Tem um ponto de encontro e uma hora. Voce vai e tem um tour pela cidade, ou por parte dela, muitos sao especificos sobre um determinado assunto, ou entao gerais... voce vai ver no flyer... Dai no final se voce gostar, voce da uma gorjeta para o guia. Pode dar quanto voce quiser, se nao quiser dar nada tambem nao precisa... Mas o truque e: Os guias nao ganham nada alem das gorjetas, entao eles tem que fazer o tour ficar bem engracado e que todos gostem pq ai vao ganhar mais! Entao e sempre otimo e cabe no bolso! fikdik] La tinha o "REAL" e o "Judeu", e eu fui nos dois hehe No tour acabei conhecendo uns Brasileiros super legais que estavam morando na Holanda tambem, fazendo um tipo um tipo de intercambio pela facul. Anyway, vi o castelo, ouvi sobre a familia real, vi o antigo bairro dos judeus e ouvi sobre a epoca do nazismo em que eles eram perseguidos e tudo mais, vimos ate a fabrica do filme "Schindler's list".... Mas uma coisa tenho que dizer sobre a Polonia. Lá, as coisas são bem baratas! A moeda tava valendo 4 vezes menos que o euro quando eu fui, entao ja viu ne... E comida tambem e muito barata la! Comprei 2 cheeseburgers + 2 batatas fritas (pequenas) + um refri (pequeno) no mc donalds por 3 euros! E uma boa ne? So cuidado na hora de trocar o dinheiro... Perto da estaao e super caro entao la pelo centro ou Florianska (rua "principal") tem bastantes lugares q trocam...
SOBRE OS ESTUDOS NA HOLANDA: Então, sobre a questao dos estudos na Holanda. Quando eu fui eu ja fazia ingles no Brasil ha bastante tempo então não quis continuar a estudar o ingles la, porque de qq jeito eu iria praticar todo dia, ne? Da sim, quando voce fala ingles todo dia e tem que usar para se comunicar, acaba melhorando e a pronuncia tb muda... Ja o Holandes e outra coisa, e bem dificil, principalmente se e a primeira vez que voce ta "vendo"/estudando e nao tem noção nenhuma. Voce vai aprender um pouco com as kids, se elas não entenderem ingles principalmente! Mas na Holanda mesmo, voce pode praticar se conhecer bastante holandeses e pedir para eles te ajudarem, caso contrario nao rola... Todo mundo (ou quase todo mundo) fala ingles la, entao nao e problema se voce nao souber o holandes ... Espero ter ajudado! Isso ai, no Proximo post, Budapest! Beijos e ciaooo :)

Um comentário:

  1. olá!!

    Muito obrigada por tirar minha dúvida.Me ajudou muuuito, pois tinha um pouco de receio de ir sem ter muita noção de holandês.

    Bjs!!

    ResponderExcluir