terça-feira, 3 de novembro de 2015

Comida Brasileira na Eslovênia

Com tanta coisa pra se falar da Eslovênia, resolvi falar um pouco da comida brasileira aqui. Para muita gente pode ser bobagem pois querem é saber da cultura eslovêna, não é? Mas pode deixar que assim que for aprendendo mais, vou dividindo aqui também!

Acho que muitos brasileiros que vivem fora do país estão sempre procurando comidas e produtos que lembrem os que temos "em casa" pra matar um pouco a saudade e ao mesmo tempo, tentando provar novos tipos de comida típicos do país aonde estão morando.

Por exemplo, na Holanda tem muitos doces, queijos, tudo já vem cortadinho, prontinho, para minimizar o trabalho pois lá eles não querem perder tempo - claro que também tem as opções normais, ao invés de comprar a salada ja cortada e lavada no saquinho, pode comprar também a alface inteira, as batatas normais e talz. Mas de uns anos pra cá, começaram a aparecer mais produtos similares aos brasileiros em certas redes de supermercados holandesas! Não sei se o número de brasileiros aumentou lá ou os holandeses aderiram à certos produtos mas é fácil de encontrar latinhas de guaraná antártica ou latas de feijão preto na maioria dos supermercados AH por exemplo (até mesmo em cidades pequenas afastadas dos centros poluares).

Em Malta, já era mais difícil, porém mesmo assim, depois de 1 ano e meio lá, comecei a encontrar feijão preto de lata em um supermercado em Gzira. Também encontrava garrafas de guaraná em uma lojinha asiática em Msida e pacotes de feijão preto (para cozinhar) nas redes de supermercado Carrefour. O leite condensado então, encontrava na maioria dos mercados! E bem no final, descobri uma batata-palha (mais para a batata de cachorro quente mesmo) parecida com a nossa! Super dava para fazer um jantar Brazuca pra matar a saudade de casa!

Aqui na Eslovênia já é diferente... Para começar, você vê muitos restaurantes mexicanos! Sério mesmo, aqui em Ljubljana, tem um em cada canto! E apesar de também terem restaurantes indianos no centro, já fui em 4 mercados e não acho nada para fazer comida indiana em casa... Enquanto em Malta, em qualquer lojinha você encontrava os vidros com o curry já pronto ou o saquinho para misturar em casa. Comida Brasileira, ou parecida com a nossa então no supermercado nem se fala!

Porém, enquanto não encontramos nossos produtos - ou produtos parecidos com os nossos em supermercados - podemos encontrar restaurantes brasileiros em Ljubljana (mais até que em TODA Malta!). Eu já vi 2 e um lugar que parece um bar com uma bandeira do Brasil, mas só provei um mesmo e foi muito bom! Da comida ao serviço, tudo ótimo!

Para quem estiver em Ljubljana e quiser provar um rodízio Brasileiro o nome do restaurante é "Rodízio do Brasil " Churrascaria e fica na esquina da Prešernova ulica com TRG MDB.





Esse restaurante inclusive oferece ótimas opções para vegetarianos como eu! Ao escolher o rodízio, você tem a opção de pedir o "rodízio churrasco" ou "rodízio vegetariano". Em ambos você tem direito a pegar quanta comida quiser de um buffet com diferentes opções da culinária brasileira, de feijão à aipim, passando pela farofa e pão-de-queijo. Depois eles trazem na sua mesa os espetos e se você tiver escolhido a opção vegetariana, no seu espeto você terá vegetais grelhados e queijo qualho, bem temperadinhos. A porção é ótima também!

Bom por hoje é só! Eu continuo minha busca pelos produtos brasileiros aqui na Eslovênia e vou tentar ir nos outros restaurantes brasileiros para provar também. No futuro eu faço um post sobre o veredito ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário