sexta-feira, 23 de maio de 2014

Descobrindo Atenas

Depois de uma chegada um pouco conturbada em Atenas - Grecia, eu e minha amiga inglesa resolvemos explorar a cidade, mesmo com medo de ter outra bomba em algum lugar da cidade. Resolvemos que iamos conhecer a cidade a pe ao inves de pegarmos onibus/metro. Estavamos ficando proximo à Omonia square e resolvemos dar uma volta por Plaka e ir para a Monastiraki square.

Plaka -> Area com muitos cafes, lojinhas - bem turistica - perto da Acropolis. Vale a pena da uma voltinha por la, e super agradavel.

Monastiraki square -> Foi lugar em que passamos mais tempo durante nossa viagem a Atenas. Como em plaka, na praca e ao redor voce encontra muitos restaurantes e cafes, alem de um ''Market'' com varias lojas para dar uma olhada, tipo uma feirinha so que com lojas ao inves de barracas. Quando chegamos, estavam tendo apresentacoes e musica na praca e tinha bastante gente se reunindo por la.

Por essa area, em uma esquina pertinho do Starbucks, acabamos encontrando um restaurante chamado Quick Pitta que é muito bom e super em conta. O que eles vendem la sao mais ''snacks'', por exemplo espetinhos, pittas (como se fosse uma pizza pequenininha mas é tipico grego), gyros, saladas, batatas e outras coisas assim. Para um jantar o bom e pedir 2 ou 3 coisas (eu pedia 1 pitta e 2 espetinhos e ficava muito satisfeita) que assim voce come bem e acaba provando de tudo.

Como eu disse, a comida la e uma delicia e tem varias coisas boas para quem, como eu, nao come carne. Eu geralmente pedia 1 dos espetinhos de vegetais (cogumelos, berinjela, pimentao) ou tomate com queijo feta ou entao o de queijo halloumi- tipico grego e delicioso - que vinha grellhado. Ah, e cada coisa que voce pede vem com um paozinho ( tambem e pitta acho so que sem nada em cima, so com temperos e sal).

Os precos sao muito em conta e as pittas eram + ou - 2,50e cada e os espetinhos (esses que citei) entre 1,20 e 1,90e. Caso voce esteja com pressa e so queira comprar alguma coisa para levar e ir comendo na rua, eles tambem fazem take away - na verdade, se voce comprar para levar eles combram menos do que o preco normal e acaba saind MUITO mais barato.

 Quem estiver passando por Atenas, nao pode deixar de ir la!




Quick Pitta no trip advisor: http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189400-d1011061-Reviews-Quick_Pitta-Athens_Attica.html

Para quem estiver passeando por Atenas e goste de andar, recomendo o Athens free walking tour. Nao sei se voces sabem o que sao "free walking tours", entao vou explicar rapidinho.

Free walking tour - um conceito de tour que esta cada vez mais se espalhando pelo mundo. Diferente dos tours normais, que voce tem que reservar seu lugarzinho e pagar adiantado, os free walking tours sao, como diz o nome, free - gratis! Pois e, os tours sao de graca e voce passa de 2h `a 3h (tempo medio mas isso depende do tour) caminhando pela cidade com o guia e qualquer pessoa que se interesse. Quando o tour termina, geralmente os guias tem uma bolsinha para que voce lhes deem uma gorjeta, caso tenham gostado do tour. Para alguns voce da o dinheiro na mao mesmo, mas de qualquer forma, como eles ganham apenas gorjetas, nao ganham salario nem nada para fazerem os tours, os tours acabam sempre sendo dinamicos e bastante divertidos. Nao tem limite especificado para o quando voce vai dar de gorjeta, se voce nao gostou, pode nao dar nada e ir embora. Se gostou muito pode dar uma gorjeta alta (dependendo do seu budget) ou pode dar as moedinhas que tiver.

Para mais informacoes, vou deixar o link do site deles aqui no blog, mas eles sem encontram quase todos os dias do ano logo na entrada do museu da acropolis. Qualquer duvida eles tem o email para contato no site e respondem bem rapidinho.

http://www.athensfreewalkingtour.com/index.php

Todos sabem que quem vai à Atenas nao pode deixar de ir à Acropolis. Porem em Atenas existem muitos outros lugares e ruinas que nao podem deixar de visitar. Comprando um bilhete de 12.50 euros, voce tera direito a visitar a Acropolis e muitos destes outros sitios/ruinas como por exemplo o templo de hefastos, antigo templo de Zeus, teatro de dionisio e outros. Se me lembro bem o bilhete vale por 4 dias entao se nao quiserem ver todos os lugares em um dia podem ir indo aos pouquinhos.




A vista da Acropolis e linda, voce consegue ver a cidade toda. Porem venta muito la em cima entao e preferivel levar um casaquinho e um prendedor de cabelo (para tirar fotos normais). Como fui em abril ainda nao estava fazendo tanto calor - o clima estava otimo e estava quente, mas o verao na Grecia e tipo o verao no Rio - entao so posso imaginar como deve ser chegar ate a Acropolis no verao e nao me parece uma boa ideia.


Para sair a noite é so escolher entre Psirri ou Gazi. Nestas duas areas voces vao encontrar muitos bares e boates. Quando saimos fomos somente a Gazi, mas encontramos umas boates legais por la. Infelizmente nao lembro ou nao prestei atencao nos nomes, mas se voce estiver indo para Gazi em uma sexta-feira ou sabado a noite, é so seguir o pessoal que voce vai ir pelas ruas indo para la tambem. Chegando, os bares/boates sao bem pertinho e em uma parte sao varios 1 do lado do outro entao fica facil de entrar e sair e ver qual agrada mais.

Por ultimo, caso voce tenha que dormir no aeroporto para pegar um voo super cedo no outro dia, nao se preocupe pois o aeroporto de Atenas e otimo. O melhor aeroporto em que eu ja dormi (foram alguns)! La voce vai encontrar computadores com internet DE GRACA, alem de 1 hora de wifi por dia, tambem gratis, caso voce tenha um tablet ou um netbook. Voce vai encontrar varios carregadores para celular disponiveis antes mesmo de passar pelo raio x. A loja principal de duty free fica aberta a noite toda, 24 horas, entao se voce nao consegue dormir e esta entediado, pode ir dar uma voltinha que eles vao te atender super bem* mesmo que sejam 3 horas da manha. Enfim, obviamente dormir em um aeroporto é muito desconfortavel e nao e a mesma coisa de estar dormindo em uma cama, mas o aeroporto de Atenas fica a frente de muitos outros em termos de conforto.

* Nao sei se foi experiencia nossa, mas o povo grego e muito prestativo e simpatico. Para todas as pessoas que pedimos informacoes ou que nos serviram em restaurantes, bars, o staff do hotel, sempre foram super amigaveis e ficaram conversando com a gente e dando dicas de coisas que nao podiamos deixar de fazer.

Para quem nao conhece, recomendo um dia ir a Grécia e sua capital Atenas.

2 comentários:

  1. Que legal! Quero mt ir pra Grecia, mas ta me faltando $ tempo ahaha :) bjos xx

    ResponderExcluir
  2. Poxa Silvia, quando der vai sim! Voce vai amar tambem! Olha que agora a ryanair vai pra la hahahaha beijooos

    ResponderExcluir